segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dicas de conservação para os seus pincéis

 Se você utiliza seus pincéis diariamente, o ideal é lavá-los quinzenalmente. Pra quem não usa tanto assim, uma vez por mês dá conta do recado. É extremamente importante manter os pincéis limpinhos, pois além de ficar livre de bactérias você irá conservar seus produtos (sem transferir a oleosidade de sua pele para seu pó, blush, sombra, o que for) e também irá obter um make muito mais bonito.
Algumas lojas como a MAC, Sephora e Contém 1g possuem produtos específicos para limpar pincéis. Caso este investimento não caiba no seu bolso, você pode obter ótimos resultados utilizando Shampoos neutros ou infantis, como o Shampoo Johnson's baby ou até mesmo um sabonete líquido, como o Dove cream oil, também funciona muito bem.
Para lavar você vai precisar de um pouquinho de água morna, o produto escolhido e uma toalha. Primeiro molhe as cerdas na água morna com cuidado para não entrar água naquela parte de madeira que fica depois da parte de metal (isso pode acabar com o seu pincel). Aplique o produto no pincel molhado fazendo suaves movimentos de vai e vem, apoiando em sua mão até criar uma espuminha. Depois é só enxaguar. Pressione levemente e veja como a água sai. Se ela sair limpinha e sem shampoo, beleza, já está pronto pra secar. Se ainda estiver suja, lave mais com bastante água (importante: NUNCA jogue água no sentido contrário das cerdas. Sempre posicione o pincel na diagonal com as cerdas pra baixo!). Depois disso, pressione seu pincel para retirar o excesso de água e deixe descansar um tempinho numa toalha, na posição horizontal (se você deixar com as cerdas viradas pra cima a umidade pode estragar o pincel).
Você pode secar de várias formas: o mais importante é guardar seus pincéis com as cerdas completamente secas, sem nenhum rastro de umidade.
- com secador: o ar morno (evite o mais quente) do secador é o jeito mais prático. Seque no sentido das cerdas, para que elas continuem intactas e macias.
- papel toalha: use vários até garantir que toda unidade tenha ido embora.
- natural: lave os pincéis à noite e deixe-os deitadinhos na toalha até a manhã seguinte.
Pronto!!! Seu pincel estará limpo e preparado para te deixar mais bonita do que você já é!

4 comentários:

  1. Nossa..

    nunca parei pra pensar em lavar os meeeeus
    kkkkkkkkk
    ate mesmo as aquelas esponjinhas do pó precisam lavar né...

    ResponderExcluir
  2. dá preguiça, é um saco! mas TEEEEM que lavar...
    sempre que vou me maquiar eu fico imaginando bacterias e minhoquinhas (invisíveis a olho nú) andando nas cerdas dos meus pincéis! EEEECA!

    ResponderExcluir
  3. Acho mais fácil pedir para vc fazer. Eu nunca acerto.
    Bjs,
    Tia Regina

    ResponderExcluir