segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A importância dos cuidados com a pele!

O post de hoje foi sugerido por uma grande amiga minha, a Fernanda (vulga Ferd). Sempre que vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão de post é só deixar um comentário que eu pesquiso e falo sobre o assunto, com o maior prazer! Ferd querida, esse é especial pra você! Espero que goste!
Na correria em que andamos, quase não temos muito tempo para cuidar da pele. Mas incorporar os cuidados com o rosto à rotina é tarefa obrigatória para toda mulher. É verdade que às vezes bate aquela preguiça ou falta tempo, mas, acredite, se você começar a mudar seus hábitos hoje, sua pele e auto-estima vão agradecer.


Você vai precisar de cinco produtos: sabonete específico para a pele ou gel de limpeza, tônico, esfoliante, hidratante e protetor solar.

Etapa 1: Limpeza
Limpar é fundamental. Faça uma limpeza facial sem agredir ou ressecar a pele. É preciso que o produto para limpeza tenha ativos para remover impurezas, como restos de maquiagem, poluição, e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite.
Pele Seca: use creme de limpez ou sabonete suave, com hidratante.
Peles Normais/mistas e oleosas: produtos leves (gel ou espuma de limpeza). Capriche na zona T.
Etapa 2: Tonificação
A função do tônico é equilibrar o PH da pele. Ele também completa a limpeza, removendo sujeiras que não foram totalmente retiradas na primeira etapa. Evite loções tônicas com álcool. Além de ressecar, elas ativam as glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele. A freqüência é a mesma da limpeza; de manhã e à noite.
Etapa 3: Esfoliação
A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele e desobstruir os poros, além de retirar os incômodos cravos, deixando sua pele mais fina e macia. Você pode usar um produto esfoliante, ou até mesmo uma receita caseira. Mas nada de fazer força e esfregar bastante; isso machuca a pele. Mais uma dica; duas esfoliações por mês são suficientes nas peles secas; nas oleosas, três por semana.
Etapa 4: Hidratação
Como no caso da limpeza, o hidratante é necessário em todos os tipos de pele, pois é importante para devolver a umidade ao rosto. Evita o ressecamento causado por raios solares, vento e poluição. Dá proteção a pele e a deixa macia e saudável. Esta etapa precisa ser feita todos os dias após a esfoliação ou tonificação, o que muda é o produto: peles secas adoram hidratantes "pesados" (os cremes são perfeitos) e fórmulas mais leves são para peles normais/mistas e oleosas.
Etapa 5: Proteção Solar
Obrigatória todos os dias. Protege do sol e conseqüentemente do envelhecimento precoce. Também evita a flacidez e sinais de rugas. O fator de proteção deve ser acima de 15 e respeitar o seu tipo de pele. A maquiagem com FPS é um trunfo pós-tratamentos estéticos, procure usar bases, pós e batons com filtro solar na fórmula! Mas, para uma proteção eficaz, opte por produtos com FPS-8, no mínimo.
DICAS:
- Uma vez por mês, procure uma Esteticista de sua confiança e faça uma limpeza de pele completa, removendo os cravos e faça uma Hidratação profunda.
- O sol é muito bom, mas na hora certa e com tempo certo de sair! Você pode se expor ao sol das 8h às 10h e à tarde, após às 16h. Nos referidos horários, as radiações estão mais baixa e não causam tantos danos. Mas SEMPRE com Filtro Solar.
- Produtos: Dinheiro não é mais desculpa para não cuidar de sua pele. Diversas marcas já investiram em produtos para o cuidado com a pele do rosto, aqui estão alguns exemplos de marcas para todos os tipos de bolso! Clean and Clear; Deep Clean, da Neutrogena; Skin Care Pure Zone da L´Oréal; 3 Step Skin Care System da Clinique; Effaclar, da La Roche Posay e a linha Red Rice, da L'Occitane.

Beijinhos!  
 

2 comentários:

  1. OI Anne,
    adorei seu blog, vou visitar sempre.
    Bjos

    Renata Santos
    looklegal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adooorei annezilda!
    Eu estou pra comprar novamente meu filtro solar!
    Talvez nesse verão seja um post interessante!
    Beijao!

    ResponderExcluir