quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como saber qual o meu tipo de pele?


Muitas pessoas devem se perguntar coisas do tipo: Qual o meu tipo de pele? Como identificar qual é o meu tipo de pele? Minha pele é seca? Minha pele é mista? Minha pele é normal? É Oleosa? E blá, blá, blá...
Então para facilitar a sua vida, encontrei uma explicação resumida que define muito bem os tipos de pele que existem e a partir das características que cada uma leva, você saberá identificar qual mais se encaixa no seu caso. O tipo de pele que você tem depende do óleo produzido pelas glândulas. Agora vamos conhecer os tipos de peles mais comuns:

Normal: pouquíssimas pessoas têm o privilégio de nascer com este tipo de pele. A pele normal tem oleosidade e hidratação equilibradas, é naturalmente macia e não apresenta problemas como acne. As pessoas com este tipo de pele apresentam linhas de expressão adequadas à idade. Este tipo de pele demanda apenas cuidados simples de higiene, nutrição e hidratação.

Oleosa: a pele oleosa é levemente engordurada, e apresenta um brilho intenso em algumas áreas. Este tipo de pele é geralmente resultado de superatividade das glândulas sebáceas. Pessoas com este tipo de pele geralmente apresentam acne e o óleo também pode provocar algumas manchas na pele. Este tipo de pele pede cosméticos à base de gel, com baixo teor de oleosidade e, muitas vezes, precisa de agentes "secantes" para auxiliar na cicatrização da acne.

Pele seca: este tipo de pele apresenta textura áspera e tem tendência a flacidez. A pele não tem brilho e, sem um hidratante adequado, pode facilmente ganhar linhas de expressão. Dessa forma, a pele seca é predisposta ao desenvolvimento de rugas. Além da rotina de limpeza, quem tem pele seca não pode descuidar da hidratação. Um bom hidratante deve ser aplicado pelo menos 2 vezes ao dia.

Pele mista: este é o tipo mais comum de pele. Apresenta simultaneamente áreas oleosas e secas. Geralmente o "T" do rosto - zona que compreende a testa, o nariz e o queixo - tendem a ser oleosas, enquanto as bochechas e o pescoço apresentam pele seca.

 

Se mesmo com estas dicas, você não soube identificar qual o seu tipo de pele, sem problemas. Segue um testezinho super rápido, com algumas perguntinhas básicas. No final do teste é provável que você consiga identificar enfim, qual o seu tipo de pele. Ok? Vamos às perguntas!

1 - A superfície do seu rosto apresenta-se normalmente:
a) Úmida e brilhante
b) Seca nas laterais e oleosa na testa, nariz e queixo
c) Seca e opaca , com tendência a descamar

2 – Nos dias frios sua pele costuma:
a) Perder o brilho excessivo
b) Ficar com o brilho uniforme
c) Ficar avermelhada

3 – Quantas vezes você precisa remover a oleosidade da pele com papel absorvente no calor:
a) Quatro a seis vezes
b) Duas a três vezes
c) Uma ou nenhuma vez

4 – Quanto aos poros de sua pele:
a) Dilatados em todo o rosto
b) Dilatados apenas na testa, nariz e queixo
c) Pouco perceptíveis em todo o rosto

5 – A textura da sua pele é:
a) Grossa em todo o rosto
b) Grossa apenas na testa, nariz e queixo
c) Fina em todo o rosto

Respostas

Se a maioria das respostsa foi letra A: Sua pele é do tipo oleosa. Hereditariamente, suas glândulas sebáceas são bastante ativas e produzem uma boa dose de oleosidade. Para minimizar os efeitos dessa oleosidade, escolha produtos com menor proporção de gordura. Evite utilizar cosméticos mais pesados, porque combinados à oleosidade natural da sua pele vão obstruir os poros e, certamente, provocar espinhas. É recomendável pelo menos uma limpeza de pele por mês com uma esteticista. Use sabonete líquido para a limpeza do rosto, filtro solar (sempre) e hidratante (quando necessário) na forma de gel ou loção, que protegem e hidratam sem aumentar a oleosidade da pele. Evite calor, fricção, alimentos condimentados, álcool, estresse, cosméticos em creme, pomada ou produtos que contenham álcool.

Se a maioria das respostas foi letra B: Sua pele é do tipo Mista. Na chamada zona T (testa, nariz e queixo) do seu rosto, ocorre um acúmulo de secreção sebácea causada por uma maior concentração de glândulas sebáceas. Isso provoca uma oleosidade maior nessa área e mais seca nas regiões laterais do rosto. Use sabonete líquido e tônico levemente canforado para combater a oleosidade na zona T (preserve as partes mais secas), hidratante sem óleo e com filtro solar. À noite, após a limpeza, passe um hidratante mais leve. Evite tratar agressivamente a área seca da pele.

Se a maioria das respostas foi letra C: Sua pele é do tipo Seca. As recomendações principais são para que você use e abuse dos hidratantes mais potentes para compensar a falta de oleosidade da pele. Suas glândulas sebáceas são menos ativas, hereditariamente falando, e assim produzem menos oleosidade. Use leite de limpeza, tônico sem álcool, hidratante em loção ou creme com fator de proteção solar (quantas vezes achar necessário) e, à noite, nutritivo. Evite sol, ambientes frios e secos, cosméticos com álcool, banhos quentes e muito demorados, buchas ou esponjas.

Lembre-se: cada tipo de pele precisa de um tipo de cuidado. Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo.

Já sabem né?! Pele bem cuidada da um ar de saúde e aumenta ainda mais a beleza.
Espero que tenham gostado!
Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

  1. eu acho que tenho o privilégio de ter uma pele normal! auhauahauha.. que booooooom amora! :P e pq vc colocou meu brinco de lacinho a venda em publico desse jeito? que absurdo!! hehehe.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm tenho a pele normal. eeeeee :)

    ResponderExcluir
  3. duas sortudas e lindas! (q invejinha de vcs)
    a minha pele é um poço de óleo!

    ResponderExcluir
  4. Pele oleosa e piora a situação é só eu comer mussarela as espinhas aparecem tenho que lavar o rosto umas quatro vezes ao dia no verão e no inverno passar hidratante!

    ResponderExcluir