segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Proteja-se!!! Dicas de como escolher o seu protetor solar!


Mais um post sugerido por uma amiga-leitora, a Zá!! Espero que vocês gostem!!!
O verão já chegou, e com ele a vontade de ficar com a pele mais bronzeada, passando a mensagem de saúde e beleza! Os brasileiros ainda não têm o hábito de usar protetor solar, infelizmente. Muitos ainda pensam que isto impediria o bronzeamento.
Os filtros, hoje, são sinônimos de bronzeador! Tenha isto em mente se você quiser exibir uma cor esplêndida, homogênea e duradoura, numa pele jovem e fresca!
Ao expormos nossa pele ao sol, imediatamente desencadeia-se reação de “defesa” em nosso organismo. Nossas células começam a produzir melanina, na tentativa de bloquear a força dos raios solares.
O resultado disso é a pele mais escura graças à melanina, mas se não houver equilíbrio entre a velocidade com que a produzimos e a violência do sol, teremos pele vermelha, queimaduras, ardor, bolhas, câncer de pele e envelhecimento precoce, com pele seca, desgastada e sem viço. A coloração pode descontrolar-se e manchas escuras e sardas esbranquiçadas aparecem no colo, rosto, pescoço, mãos e pernas.



Por outro lado o sol traz benefícios inegáveis. Fortalece os ossos, combate a osteoporose, sintetiza vitamina D em nossa pele, é antidepressivo, tem efeito antiinflamatório em doses moderadas, clareia nossos cabelos e dá o tão desejado bronzeado, tão admirado no Brasil.
Daí a importância da proteção solar, que possibilita que possamos aproveitar o sol sem sofrermos com os danos que os raios UV em excesso possam causar! É possível inclusive maior liberdade nos horários de banho de sol, que já não precisam ser restritos às primeiras horas da manhã ou meio da tarde; desde que se usem os filtros corretamente, além de protetores físicos, como chapéu, camisas, etc. Assim, pode-se ficar mais tempo ao sol, na companhia da família e dos amigos!

Na hora de escolher o protetor solar, leve em conta que o fator de proteção deve ser compatível com o tipo e a cor da pele. Lembrando que quanto maior for o FPS (fator de proteção solar), maior será proteção contra os raios solares.

A pele muito clara é mais sensível ao sol e queima com mais facilidade, por isso necessita de um protetor com fator de proteção solar alto, como FPS 60. Já pele a pele morena produz bastante melanina e costuma bronzear com mais facilidade, por isso o FPS mais indicado para esse tom de pele é 30 ou 15.
Para cada tipo de pele existe um protetor solar específico. Quem tem pele oleosa deve evitar protetor solar em creme, pois o uso do produto errado e em excesso pode piorar peles oleosas e acnéicas, devido a sua fórmula a base de óleos, que atua como agente oclusivo dos poros e que acumula o sebo levando à formação de cravos e espinhas. Opte por protetor solar em gel, ou oil free, como também é conhecido.
Quem possui pele mista ou seca deve usar protetor em creme, pois em sua fórmula possui hidratante, diferentemente dos protetores em gel. É esse hidratante que mantém uma camada protetora extra na pele essencial para as peles sensíveis.

E qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
O primeiro evita os raios solares, porém permite a pele ficar bronzeada, mas o bloqueador além de impedir os raios também não permite o bronzeamento.
Além do protetor solar para o corpo, também existem outros tipos com ação específica, como protetor solar para os lábios, protetor solar para o rosto e protetor solar para os cabelos. Estas partes são sensíveis e merecem atenção redobrada e máxima proteção todos os dias.

O uso de protetor solar é muito importante em todas as idades e a qualquer hora do dia. Adquira o hábito de aplicar o protetor solar todos os dias e não somente quando for à praia ou piscina. Vale lembrar que até mesmo nos dias nublados o uso é indicado e é preciso reaplicar o produto várias vezes ao dia. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o uso do filtro solar, procure um dermatologista que lhe recomendará o melhor produto.
Escolha bem e aproveite bem os dias ensolarados em prol de sua beleza e saúde!
Beijinhos!!

3 comentários:

  1. Como vc já sabia, eu amei o post!
    Eu não sabia que havia diferença entre bloqueador e protetor!! Essa eu adorei saber!
    Curto muito, mas muito mesmo uma praia! Só mesmo com protegendo a minha pele, meus cabelos e meus olhos do sol pra poder curtir sempre o verão com saúde, né!
    Alias, to amando seu blog!!

    Bjins
    Za!

    ResponderExcluir
  2. o negócio é usar banana boat #2! :)
    hahahhaha
    beijos,patty!

    ResponderExcluir